O Chile registra nesta sexta-feira (2) 55,1% da população completamente imunizada contra a covid-19, ou seja com as duas doses de vacina dos produtos no mercado que exigem esse procedimento para a completa proteção, ou a dose única da Janssen. É a primeira nação das Américas - incluindo Sul, Central e Norte a atingir essa meta, segundo o monitor da Our World in Data, da Universidade de Oxford.
O país sul-americano utiliza, além do imunizante da Johnson & Johnson, os produtos Pfizer/BioNTech, CoronaVac, CanSino e AstraZeneca/Oxford.
Em segundo lugar no continente, aparece o Uruguai, que deve alcançar metade da população também com as duas doses nos próximos dias - nesta sexta-feira (2) contabiliza 48,07% dos uruguaios completamente imunizados. Em terceiro lugar nas Américas, estão os Estados Unidos, que registram 46,31% da população vacinada completamente.
Além do Chile, apenas Israel, Bahrein, Hungria, Islândia e Mongólia contabilizam mais de 50% de suas populações "fully vaccinated" - Reino Unido está perto, mas ainda com 48,68%. O Brasil registra 12,76% da população completamente imunizada.