Os Emirados Árabes Unidos devem se tornar, nos próximos dias, o segundo país do mundo a ter aplicado mais doses de vacina contra a covid-19 do que o total de sua população.
No gráfico Our World in Data, da Universidade de Oxford, o país, que reúne sete emirados, entre eles Dubai e Abu Dhabi, aparece com 97,37 doses administradas para cem habitantes. Desde o início da corrida pela vacina, os Emirados Árabes Unidos se consolidaram no segundo lugar no mundo entre os que mais vacinam – atrás de Israel, que se tornou o primeiro país a aplicar mais doses do que o total de sua população em 7 de março.
Os produtos administrados no país são os de Oxford/AstraZeneca, Pfizer/BioNTech, Sinopharm e Sputnik V. Os Emirados começaram a vacinação pelos profissionais de saúde em setembro, antes da aprovação formal do produto da Sinopharm. Mas a imunização em massa só deslanchou em janeiro. No dia 5 daquele mês, registrava 8,35 doses para cem habitantes. E, nove dias depois, atingia o atual patamar do Brasil, com 15,45 doses para cem habitantes.
No ranking de Oxford, não há dados sobre a vacinação com duas doses, o que confere imunização total, nos Emirados Árabes Unidos. Mas outro monitor, da Universidade Johns Hopkins, registra 22,72% da população completamente imunizada no país.