Um político com origem latina será o substituto de Kamala Harris no Senado dos Estados Unidos, depois que ela assumir a cadeira de vice-presidente do país.
O escolhido foi Alex Padilla, 47 anos, atual secretário de Estado da Califórnia (o cargo público, para o qual foi eleito, é responsável por organizar eleições). Antes, ele foi parlamentar no Senado estadual e presidente do City Council (Câmara de Vereadores) de Los Angeles.
A indicação anunciada na terça-feira (22) é do governador Gavin Newsom. Os democratas da Califórnia pressionavam o chefe do Executivo a nomear a deputada Barbara Lee ou sua colega de Câmara Karen Bass.
Filho de pais que migraram do México e construíram suas vidas em San Fernando Valley, Padilla será o primeiro senador de origem latina da Califórnia, Estado que essa minoria representa 40% da população.
Aliás, o Congresso que emergiu das eleições de meio de mandato, em 2018, é o que tem o maior número de latinos da história dos Estados Unidos. São 37 na Câmara e quatro (Padilla será o quinto) no Senado. É irônico que o fenômeno ocorra durante o mandato de Donald Trump, que implementou duras políticas contra a migração.