A República Tcheca é o país europeu que lida hoje com o pior cenário de covid-19, com uma média móvel em 14 dias de 521,5 casos por 100 mil habitantes. É o maior índice per capita do continente.
Quando a pandemia chegou ao continente, a nação foi uma das que deram exemplo ao mundo de como combatê-la. Uma campanha pelo uso de máscaras foi liderada por personalidades da TV, como a atriz e cantora Aneta Kernova. À época, o vídeo que ela produziu viralizou e sensibilizou líderes de várias partes do planeta sobre a importância da proteção facial. À coluna, esta semana, ela lamentou:
- Estou arrasada com o que está acontecendo aqui. A mentalidade tcheca é realmente estranha, primeiro estávamos todos juntos costurando máscaras, ajudando uns aos outros. No verão, todos (até mesmo o nosso governo) pensavam que não precisávamos mais de máscaras. Então, as pessoas pararam de usá-las.
Aneta explica que cresceram, nos últimos meses, movimentos negacionistas, que rejeitam as estatísticas de mortos e infectados.
- Alguns até acham que a covid-19 não existe e que esses números são falsos. É tudo uma questão sobre pessoas e suas crenças. É difícil agora dizer a elas que as máscaras são muito importantes. Estamos presos agora, espero que melhore logo, estou fazendo o meu melhor para acalmar a situação aqui - afirmou.
O governo decretou na segunda-feira (12) o fechamento imediato de todas as escolas, bares e restaurantes até o dia 3 de novembro.