A República Tcheca conseguiu domar o coronavírus. E, nessa luta, um vídeo gravado por uma jovem de 24 viralizou no país e pode ter ajudado a salvar muitas vidas. Nas imagens, ela explica de forma simples e didática a importância do uso da máscara de proteção e de como a mudança de hábito foi eficaz para conter a pandemia em seu país. Na nação europeia, em 10 dias, toda a população, que não costumava usar a máscara, passou a utilizá-la. Hoje, a República Tcheca está entre as nações com os menores índices da doença (9,4 mil infectados e 324 mortes).
O vídeo se tornou o mais viral do mundo sobre máscaras, extrapolando as fronteiras da República Tcheca. A gravação de 3 minutos e 41 segundos levou governos do planeta a rever suas estratégias contra a pandemia - em muitos lugares, passaram a recomendar (e em outros, a obrigar) que a população usasse o equipamento.
Mas quem é a jovem do vídeo?
A coluna foi atrás e descobriu que se trata de Aneta Kernova, atriz, diretora, cantora e fotógrafa tcheca. Ela mora em Praga. Foi convidada a gravar o vídeo pelo escritor Petr Ludwig, autor do best-seller de 2012 "O fim da procrastinação" (editado no Brasil pela Sextante). O escritor, também tcheco, foi um dos primeiros a usar máscaras durante a pandemia e teve a ideia de gravar o vídeo educacional para mostrar ao resto do mundo como o país estava controlando com sucesso a propagação do vírus. A gravação foi postada com a hashtag Masks4All (a organização da sociedade civil foi fundada por cientistas de vários países para mobilizar a população sobre o uso do equipamento).
Um dia depois da postagem, o primeiro-ministro tcheco, Andrej Babis, enviou o vídeo a outros líderes mundiais, entre eles Donald Trump, encorajando-os a também tornarem obrigatório o uso da máscara. O vídeo original teve 5 milhões de visualizações no YouTube, mas como foi retransmitido por emissoras globais como CNN, BBC e outras, a jovem acredita que esteja na casa dos bilhões de espectadores.
Da capital da República Tcheca, Aneta conversou com a coluna.
Você é militante do Masks4All ou foi contratada para produzir o vídeo? Você tem algum relacionamento com essa organização?
Petr Ludwig me pediu para criar este vídeo, então escrevemos um roteiro e pedi a alguns de meus amigos que me ajudassem na criação. Editei, e todo o processo nos levou como uma semana.
Você recebeu algum pagamento, foi um trabalho profissional ou voluntário?
Não recebi nenhum pagamento pelo vídeo. Todos nós fizemos isso de graça, apenas para ajudar os outros.
Você já se deu conta da importância do seu vídeo para pessoas de todo o mundo? Pode ter salvado vidas.
Acreditamos que isso salvou muitas vidas até agora. É muito bom receber mensagens de agradecimento e ver as pessoas criando suas próprias máscaras.
Você sabia que governos mudaram suas políticas sobre o coronavírus por causa do seu vídeo?
É esmagador, estou realmente agradecida porque pessoas em altos postos de comando ouviram a nossa mensagem. Às vezes, quando vejo meu artista favorito usando uma máscara, aparece uma vozinha na minha cabeça que diz que é graças a nós. Eu tenho muitos artistas favoritos. Todos eles estão usando máscara agora.
Como está a situação na República Tcheca hoje? As máscaras foram decisivas?
Graças às máscaras, voltamos a abrimos tudo. Tudo está semelhante como antes, as pessoas só usam máscaras quando vão a lugares públicos. As máscaras têm sido a coisa mais importante para desacelerar o coronavírus.
O Brasil hoje é o epicentro da pandemia, o que você diria aos brasileiros?
Gostaria de dizer que o tempo que passei isolada foi realmente agradável. Cheio de criatividade. Ajuda se você pode começar a aprender algo novo, a pintar, a cantar, a dançar. Tente se manter ocupado e positivo, se possível. Eu sei que não é fácil, mas eu realmente aprecio ter me concentrado nas coisas de que gosto. Eu sei que usar máscaras é realmente irritante, mas é muito importante nesses tempos assustadores. Acredito que vocês conseguirão superar isso em breve, assim como as pessoas em nosso país. Pode não ter terminado (a crise), mas estamos todos aqui para fazer o máximo possível para nos proteger.
Como o coronavírus mudou sua vida diária?
Todos os meus projetos artísticos foram cancelados. Eu deveria atuar em dois filmes, mas isso não vai acontecer agora. Fiquei muito triste por não poder ver meus amigos e participar de estreias de filmes, mas estou feliz por ter mais tempo para mim mesma. Graças a isso, descobri quais são minhas prioridades.
Quando você percebeu que as máscaras eram importantes?
Era óbvio para mim há muito tempo, porque uma vez eu peguei um resfriado de uma mulher em um trem, quando ela espirrou. Se eu tivesse usado uma cobertura no rosto, nunca teria aspirado. Tão simples assim.
Aqui, no Brasil, as pessoas começaram a produzir máscaras manualmente porque a quantidade disponível à venda no mercado não era suficiente. Vocês também produziram suas próprias máscaras?
Sim, mesmo antes das máscaras serem obrigatórias na República Tcheca, criei minha primeira máscara a partir de um sutiã. Agora, tenho muitas máscaras, porque as pessoas me enviaram do mundo inteiro. Máscaras podem ser muito fashion. Então, por favor, use máscara, não espalhe o vírus. Espalhe o amor.