Nesta terça-feira (25), completam-se três meses das cenas repugnantes da morte do negro George Floyd por um policial branco, em Minneapolis. E, quando faltavam dois dias para a data, um novo caso envolvendo violência das forças de segurança está agitando os Estados Unidos - agora, no Estado de Wisconsin.
Nas cenas de um vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver que o homem negro, identificado como Jacob Blake, caminhando até seu carro, acompanhado de perto por policiais com arma em punho. Ao abrir a porta, ele é alvejado com sete disparos pelas costas.
Segundo ativistas, os filhos de Blake estariam no carro no momento da operação. Há gritos de testemunhas ao redor da cena no momento dos tiros.
O caso ocorreu por volta das 17h de domingo (23), quando os policiais atendiam a um "incidente doméstico", segundo o departamento de polícia de Kenosha, onde ocorreu o incidente. Não há detalhes até o momento sobre que tipo de acusação pesava sobre Blake.
As imagens abaixo são fortes.
Protestos eclodiram depois que o vídeo foi postado nas redes sociais. Manifestantes incendiaram lojas e carros na noite de domingo. Segundo o hospital Froedtert, em Milwaukee, Blake está em estado grave. O advogado da família Floyd, Ben Crump, fará a sua defesa.