Ao olhar a foto acima, da reunião de cúpula dos chefes de Estado do Mercosul, realizada nesta quinta-feira (2), você deve estar se perguntando: o que o presidente da Conferência Sul-Americana de Futebol (Conmebol) faz na tela ao lado das autoridades políticas do bloco?
É que Alejandro Domínguez foi convidado pelo presidente paraguaio, Mario Benítez, a explicar como pretende organizar o retorno do futebol no continente. Os torneios foram suspensos em março em razão da pandemia.
Na explanação, Domínguez afirmou que espera retomar as competições antes do fim do ano, com o aval das autoridades sanitárias dos países. Conforme ele, o protocolo, que prevê partidas sem público inicialmente, foi enviado para avaliação dos ministros de Saúde de cada país. As viagens são objeto de estudo.
Mas não deixa de ser o registro de um estranho no ninho. Até porque outros setores importantes da economia da América do Sul, como agropecuário, tecnologia, pesquisadores, cientistas, médicos, autoridades sanitárias, não estavam presentes.