Não é só na Europa que países passaram a reorganizar suas estratégias diante do surgimento de novos surtos de coronavírus. No continente asiático, Vietnã, Japão e Hong Kong, na China, voltaram a adotar medidas de isolamentos e de limitações na circulação de pessoas.
O Vietnã tem um índice impressionante de controle da pandemia (420 casos e zero mortos). Nos últimos dias, 80 mil pessoas, a maioria turistas, foram retiradas de Danang, região central da nação. O êxodo se deu depois que três moradores testaram positivo para coronavírus. Desde abril, o país não registrava doentes de covid-19.
No Japão, as medidas foram aprofundadas na área do trabalho. O governo pediu que os empresários escalonem turnos e reorganizem estratégias, possibilitando acesso remoto de funcionários em uma escala semelhante a verificada em abril.
Em Hong Kong, que vive uma crise com a China desde a implementação das medidas de segurança nacional, que levaram a protestos por democracia, o território implementou novas medidas para conter novos casos. A partir desta segunda-feira (27), o uso de máscaras passou a ser obrigatório. Restaurantes e bares só podem funcionar no sistema de delivery. Lá, haverá multa de US$ 645 para quem desrespeitar as regras.