O novo cônsul-geral dos Estados Unidos para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Shane Christensen, já está no Estado, onde irá comandar a representação americana, sediada em Porto Alegre.
Ele assume a liderança do consulado em substituição a Julia Harlan, que ficou três anos no posto.
O novo cônsul-geral terá como prioridade, segundo nota enviada pela representação, "estabelecer parcerias que contribuam para o combate da pandemia de covid-19, impulsionar a cooperação comercial e a prosperidade econômica e aprofundar os laços entre brasileiros e americanos".
Christensen chega a Porto Alegre direto de Washington, onde exercia a função de chefe de Gabinete do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado americano. Antes, foi instrutor de liderança e negociações no Instituto de Serviços Estrangeiros dos EUA e oficial sênior no setor de Comunicação e Gestão de Crises do Departamento de Estado.
Ao longo da carreira como diplomata, ele serviu anteriormente nas embaixadas da Cidade do México, Havana e Cabul, além de participar de missões dos EUA nas Nações Unidas, em Nova York, e na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris.
Natural da Califórnia, o novo cônsul é formado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia e mestre em Relações Internacionais e Administração Pública por Cambridge e Harvard.
- Estou muito animado para conhecer os gaúchos e catarinenses e interagir com a cultura única e altiva do sul do Brasil - afirmou, por meio de nota.
Christensen fala, além de inglês, português, espanhol, francês e um pouco de farsi. É casado com Romy, australiana, com quem tem dois filhos. Antes de ingressar no Departamento de Estado, foi escritor freelancer sobre viagens pela América Latina, Europa e EUA. Leia mais sobre o novo cônsul aqui.