A partir desta segunda-feira (20), o uso de máscara passa a ser obrigatório em locais fechados (lojas, mercados, bancos) em toda a França. Quem desrespeitar a lei, receberá uma multa de 135 euros (R$ 830), a mesma que já era aplicada a quem não usasse o equipamento de proteção no transporte público.
O Reino Unido tornará obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados a partir de sexta-feira (24). Lá, a multa é de 100 libras (R$ 680).
Segundo a organização de pesquisadores que defendem o uso da máscara contra o coronavírus, Masks4All, atualmente pelo menos 130 países exigem o equipamento como forma de conter a disseminação do coronavírus.
O site da entidade afirma que mais de 86% da população mundial vive em áreas onde o uso é obrigatório. A Masks4All informa que em 20 dos 50 Estados dos EUA, a máscara também é exigida. E apresenta uma pesquisa: em locais onde o equipamento é obrigatório, o número de novos casos de coronavírus diminuiu 25% entre 15 e 21 de junho e 1º e 7 do mesmo mês. Em Estados onde o equipamento é exigido por empresas, para funcionários, essa redução atinge 12%. Já nos Estados onde as máscaras são recomendadas, mas não exigidas, o percentual aumentou em 84%.
Na Europa, mesmo com o fim do confinamento na maioria das nações, alguns governos mantiveram o uso da máscara como obrigatório. É o caso de Alemanha, Bélgica, Grécia e Espanha.