Várias expressões aparecem nas manifestações raciais nos Estados Unidos e no mundo desde a morte do cidadão negro George Floyd, em Minneapolis, vítima de violência de um policial branco. Veja os significados.
A.C.A.B - A palavra é um acrônimo que significa “All Cops Are Bastards” (“Todos os policiais são bastardos”). Escrevi uma coluna só sobre o termo, com as origens históricas e apropriações (leia aqui).
1312 - É uma referência à ordem das letras do acrônimo "A.C.A.B" no alfabeto: 1=A, 3=C, 2=B. Ou seja, outra forma de dizer a expressão "All Cops Are Bastards".
BLM - Acrônimo da expressão Black Lives Matter (Vidas negras importam)
GMT - Acrônimo da expressão “Gets me tight” (Me deixa furioso)
I can’t breathe - “Não consigo respirar”, a frase dita por George Floyd enquanto o policial apertava seu pescoço com o joelho, até a morte, em Minneapolis. O grito de desespero também é de Eric Garner, outro homem negro morto asfixiado por um policial branco em Nova York, em 2014. O episódio, durante o governo Barack Obama, deu origem ao movimento Black Lives Matter
#BlackoutTuesday - A hashtag identificou o dia de protesto (ontem) nas redes sociais contra a morte de George Floyd. A ideia era que as pessoas não publicassem nada em suas redes sociais - além de um quadrado preto.
12 - É uma referência à polícia. Não há certeza sobre a origem. Alguns acreditam que seja uma alusão à série de TV policial "Adam-12", popular nos Estados Unidos entre os anos de 1968 e 1975 . Outros afirmam que seria uma referência à 12ª Delegacia de Polícia do Departamento de Polícia de Nova York (12th Precinct) na ficção de outra série de TV, "Barney Miller", da rede ABC, que fez sucesso nos EUA entre 1975 e 1982