A partir desta quarta-feira (13), a coluna destaca reflexos da pandemia no dia a dia de países pelo mundo. Até pouco tempo impensáveis, cenas como filas para receber sacolas de comida grátis em plena Genebra, uma das cidades mais ricas do mundo, têm se tornado habitual. Pobreza e fome voltam à agenda global em razão do coronavírus. A seguir, a iniciativa do Canadá para amenizar o impacto da covid-19 no bolso dos idosos.
O governo do Canadá anunciou o pagamento de US$ 360 para idosos, a fim de ajudá-los a cobrir despesas em meio à pandemia. Cerca de 7 milhões de cidadãos estão aptos ao subsídio.
– As últimas semanas foram difíceis para os mais velhos e suas famílias – disse o premier Justin Trudeau.
A pandemia revelou deficiências em geriatrias, onde 80% das pessoas infectadas no país morreram. Além disso, o confinamento deixou muitos idosos isolados e obrigados a arcar com o custo da entrega em domicílio de remédios e alimentos, por não poderem sair para fazer compras em lojas.
No plano macroeconômico, o governo elaborou um plano para ajudar suas maiores empresas a enfrentar a crise econômica, mas o vinculou ao cumprimento de objetivos ambientais. Dezenas de milhões de dólares estarão disponíveis para companhias com receita anual acima de US$ 215 milhões. As condições para acessar o apoio vão incluir limites estritos sobre bônus de executivos, recompras de ações e dividendos pagos aos acionistas.