Autoproclamado presidente da Venezuela em 23 de janeiro, Juan Guaidó respondeu, pelo Twitter, às declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o 7º Congresso do PT, realizado neste final de semana em São Paulo. O líder da oposição a Nicolás Maduro chamou o brasileiro de "ladrão condenado".
"Sr. @LulaOficial: Fui eleito deputado duas vezes. Pela nossa Constituição e para o mundo sou o presidente encarregado. A diferença de você que é um ladrão condenado. Maduro e você foram partícipes do saque de nossos povos através da Petrobras, Odebrecht e PDVSA – disse o líder venezuelano.
No evento do partido, Lula disse:
– A vergonha que tenho é que o mundo inteiro reconheceu o golpista, o mundo inteiro democrático. Inventaram um candidato à presidente que não tinha disputado a presidência. um tal de Guaidó.
A Venezuela vive uma crise institucional, com um presidente autoritário, Nicolás Maduro, alinhado à esquerda latino-americana, e Guaidó, que foi reconhecido em janeiro por Estados Unidos, Colômbia e Brasil como presidente do país. Apesar disso, vive-se um impasse. Maduro não abre mão do poder e conta com o apoio das forças armadas. Guaidó, apesar do apoio internacional, não conseguiu chegar ao Palácio Miraflores.