Pesando 25 toneladas cada um e com capacidade para atingir alvos a 30 quilômetros de distância, os 32 novos blindados adquiridos pelo Exército Brasileiro serão entregues na sexta-feira (22) para as unidades militares em Santa Maria e Curitiba.
Com grande poder de fogo, o obuseiro autopropulsado M109 A5+, com canhão de 155 mm, é de fabricação americana. Foi modernizado pela empresa BAE Systems, Os veículos irão equipar o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC AP), da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), com sede em Santa Maria, e o 5º GAC AP da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld), de Curitiba.
Por enquanto, os 32 obuseiros estão concentrados em Santa Maria desde a sua chegada no Brasil para que militares passassem por treinamentos. Durante esse período, foram realizados tiros técnicos no campo de instrução.
A aquisição faz parte do subprograma estratégico Sistema de Artilharia de Campanha (SAC) e tem objetivo de modernizar a artilharia de Campanha, elevando a capacidade operacional do apoio de fogo do Exército. Os novos obuseiros têm motor de 440 HP e chegaram de navio ao Estado, em outubro. Foram desembarcados no porto de Rio Grande e transportados por terra, de caminhão, até Santa Maria.
Na sexta-feira, em cerimônia m Santa Maria, os comandantes das unidades receberão os veículos. Depois, haverá demonstração de tiro real no campo de instrução da cidade.
Os blindados foram adquiridos por US$ 59,7 milhões — valor que inclui implantação de novos equipamentos internos, assistência técnica, cursos a militares e manutenção.
Veja galeria de fotos
Imagens do fotógrafo Luciano Souza para o Comando Militar do Sul (CMS)