Reconhecido internacionalmente pelo Prêmio Nobel da Paz 2018, o ginecologista congolês Denis Mukwege, que participa na noite desta segunda-feira (19) do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, ganhou nesta tarde uma camiseta do Grêmio. O presente foi entregue pelo presidente do clube, Romildo Bolzan, no hall do hotel onde o médico está hospedado em Porto Alegre.
Mukwege abriu um sorriso ao receber o presente. Além de Bolzan, estava na entrega o médico Milton Paulo de Oliveira, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital São Lucas da PUCRS. O gaúcho conheceu Mukwege há 11 anos, quando esteve na África operando crianças vítimas da guerra.
Quando esteve em Porto Alegre, em 2010, antes de se tornar Nobel da Paz, Mukwege também ganhou uma camiseta do Grêmio, presenteada por Milton.
O congolês é reconhecido internacionalmente por seu trabalho contra o estupro de mulheres na guerra civil na República Democrática do Congo.
– Sou um Nobel da paz de um país em guerra – tem dito Mukwege.
O Hospital Panzi, que atende às vítimas de violência sexual e dirigido pelo Nobel, aceita doações. Informações no site www.panzifoundation.org/panzi-hospital