O Senegal, cuja Seleção surpreende o mundo no início de cada Copa, vencendo a França em 2002 e, agora, a Polônia, é um país da costa oeste da África, banhado pelo Oceano Atlântico e território de onde milhares de escravos foram deslocados dos séculos 15 e 16 para as Américas.
Aliás, um local muito interessante de se conhecer é a ilha vulcânica de Goré, que era utilizada como entreposto do comércio de escravos. Ali, eles ficavam esperando para a dramática travessia para o outro lado do Atlântico. Desde 1978, o pequeno território, a cinco quilômetros de Dacar consta da lista de patrimônios mundiais da Unesco.
Como grande parte das nações africadas, o Senegal é um país recente: conquistou a independência em 1960. Sua capital, Dacar, ficou conhecida mundialmente por causa das cenas incríveis do rali Paris-Dacar.O ponto final do evento fica em Lac Rose, um lago de coloração avermelhada, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco.
Já ouviu o nosso podcast "A Copa e o Mundo"? Clique abaixo (nesta quinta tem nova edição, aguarde!)
Com 1 milhão de habitantes, Dacar tem uma população pouco menor do que Porto Alegre. Ao todo, o país tem 14,6 milhões de habitantes cujo idioma oficial é o francês, mas há dezenas de dialetos locais. Sua capital é uma cidade muito movimentada, com lojas, restaurantes e uma vida noturna variada.
A maioria da população tem como religião o Islã (96,1%).
O Senegal é conhecido em toda a África por sua herança musical, devido à popularidade do Mbalax.
Ouça um pouco da música senegalesa
Apesar do Senegal não ter conflitos internos como vários países do continente africano, ainda é um dos países mais pobres do mundo (sendo um dos 25 países com o pior Índice de Desenvolvimento Humano, na posição 162). Isso tem feito com que muito senegaleses tenham deixado seu país. O Brasil passou a ser destino dos migrantes a partir dos anos 2000. Antes da leva de haitianos que chegavam via a região norte do país, eram os senegaleses que ingressavam no Brasil em busca de nova vida. Aqui, no Rio Grande do Sul, as maiores comunidades ficam em Caxias do Sul e Porto Alegre.
Os principais produtos agrícolas são o amendoim, o tabaco, a cana-de-açúcar, o sorgo e o tomate, enquanto a indústria destaca-se nas práticas de processamento de minerais e na produção de fertilizantes. Há ainda que se destacar o papel da pesca na economia, que encontra um amplo mercado exportador nos países da União Europeia.
O Monumento da Renascença Africana, construído em 2010 em Dacar, é a estátua mais alta na África. Trata-se de uma estrutura de bronze que representa os 50 anos da independência do Senegal, localizado nos arredores da cidade de Dakar. Conta com 49 metros de altura.