Uma das imagens de 2018, a foto em que Angela Merkel parece dar um pito em Donald Trump ilustrou com perfeição um dos momentos mais tensos da reunião do G7 no fim de semana. Foi depois da declaração final do encontro que Trump retirou os EUA do texto e passou a lançar acusações contra o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
A foto que viralizou e ganhou as capas de jornais do mundo inteiro na segunda-feira foi feita pelo fotógrafo Jesco Denzel, da delegação alemã.
Por isso, Merkel aparece em destaque.
Mas um olhar pelas contas oficiais de outros governos nas redes sociais permite observar como cada delegação tentou colocar seu líder em destaque. São perspectivas diferentes de um mesmo momento — ou de alguns segundos antes ou depois.
Quem se deu conta foi o jornalista Fabian Reinbold, correspondente da Der Spiegel em Washington: Emmanuel Macron domina a conversa na imagem registada pelo fotógrafo francês. O premier Giuseppe Conte está no centro da fotografia dos italianos. Trump aparece no centro da imagem dos americanos.
O mesmo acontece a partir dos pontos de vista das delegações de Shinzo Abe, o primeiro-ministro japonês, e do chefe de Trudeau.