Já é uma das imagens do ano. A chanceler alemã, Angela Merkel, cercada de líderes mundiais, em pé, com o corpo avançado sobre Donald Trump, o presidente dos EUA, que aparece sentado. A foto, feita durante o G7, pelo fotógrafo oficial da delegação alemã, Jesco Denzel, foi postada na conta de Merkel no Twitter. Logo viralizou. E deu o tom de um dos encontros do G7 mais tensos da história, por conta das declarações do presidente americano, que retirou seu apoio à declaração final, logo após o encontro.
“Eu instruí nossos representantes a não endossarem o comunicado”, disse Trump pelo Twitter.
Quem é quem na foto
1 — Larry Kudlow, diretor do National Economic Council, dos Estados Unidos
2 — Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido
3 —Emmanuel Macron, presidente da França
4 — Angela Merkel, chanceler da Alemanha
5 — Yasutoshi Nishimura, subchefe de Gabinete do primeiro-ministro do Japão
6 — Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão
7 — Kazuyuki Yamazaki, vice-ministro de Relações Exteriores do Japão
8 — John Bolton, conselheiro de Segurança Nacional dos EUA
9 — Donald Trump, presidente dos EUA
A frase de Trump incendiou, mais uma vez, as relações internacionais. A decisão desmonta a fragilidade do acordo que havia sido costurado pelos líderes. O documento enfatizava a importância do livre comércio, baseado em regras internacionais, para o crescimento econômico, e pontuava a necessidade de reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) –no que havia sido considerada uma vitória pelo grupo, em especial pela Europa.
A promoção da igualdade de gênero e a proteção dos oceanos também haviam sido consensuais, assim como a proteção das democracias contra interferências externas.
Veja alguns memes que foram criados na internet: