Seis homens e uma mulher tentarão, no domingo, desbancar do Kremlin Vladimir Putin, um dos homens mais poderosos do mundo. Missão inglórida. Putin, aos 65 anos, caminha para uma vitória esmagadora, lastreada por seu discurso nacionalista de "uma Rússia grande" outra vez. Nos últimos dias, a crise com o Reino Unido, por conta do envenenamento de um ex-agente, só fez aumentar sua popularidade.
Veja quem são os candidatos de oposição ao governo e que disputam a presidência russa com Putin.
Ksenia Sobchak
Aos 36 anos, é a única mulher da lista de candidatos. Apresentadora de TV, tem se mostrado como opção a Putin e a candidatos que são mais do mesmo. Tem atacado as políticas do Kremlin, mas evitando fazer críticas pessoais ao presidente.
Pavel Grudinin
Milionário de 57 anos e microempresário, foi nomeado pelo Partido Comunista. No entanto, afirma-se abertamente como orgulhoso da sua fortuna e rejeita os pilares do comunismo. Até 2010, era membro do principal partido do Kremlin, o Rússia Unida. É um crítico do sistema político russo, mas, assim como Ksenia, tem evitado atacar Putin.
Vladimir Zhirinovsky
Se você acha o discurso de Putin nacionalista, é porque não conhece o Partido Liberal Democrático. Seu candidato já concorreu cinco vezes à presidência (esta é a sexta). Perdeu todas. Zhirinovsky é conhecido por seus comentários xenófobos. O Partido Liberal Democrático não difere muito do pensamento do Kremlin e tem votado alinhado com o governo no parlamento.
Grigory Yavlisnky
É o candidato liberal da lista. Já concorreu nas eleições de 2000, a primeira que Putin ganhou. Ele ficou com apenas 6%. Aos 65 anos, é um dos poucos que preferiu a retórica de ataque ao presidente, defendendo maior liberdade política e a interferência mínima do Estado na economia. Seu apoio é pequeno.
Boris Titov
Empresário de produtos químicos, é novato na política. Sua legenda, o Partido do Crescimento, não tem tradição na Rússia. Seu discurso é liberal, semelhante ao de Yavlisnky. Tem evitado atacar Putin, até porque já foi integrante do governo, como assessor Direitos de Empreendedores.
Sergei Baburin
É uma figura conhecida da história russa devido ao protagonismo em um momento-chave do século 20. Nos anos 1990, ele se opôs ao esfacelamento da União Soviética e foi um dos líderes da revolta no parlamento contra o presidente Boris Yeltsin, em 1993. Cumpriu vários mandatos como deputado. Nos últimos anos, dedicava-se à universidade.
Maxim Suraikin
É o candidato que reivindica para si o "verdadeiro" comunismo. Seu partido, o Comunistas da Rússia, é uma vertente do Partido Comunista. Engenheiro por formação, Suraikin tem 39 anos e pouca experiência política. Em 2014, foi candidato a governador da região de Nizhny Novgorod, conseguindo apenas 2% dos votos.