EUA e Israel se retiram da Unesco
Sinais de nova crise envolvendo o Oriente Médio. Nesta quinta-feira, os EUA anunciaram que irão se retirar da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O argumento: viés anti-Israel da organização. Os EUA reduziram substancialmente suas contribuições em dinheiro para a Unesco em 2011, em protesto contra a decisão de permitir o ingresso pleno dos palestinos na entidade. Na sequência, Israel também anunciou sua saída da Unesco.
Acordo entre irmãos palestinos
Ainda sobre o Oriente Médio, uma reaproximação importante e que, certamente, terá impacto nas relações com Israel. O movimento extremista Hamas e o seu rival palestino Fatah anunciaram a assinatura de um acordo sobre os termos concretos de sua reconciliação, após uma década de conflitos internos. Israel ressaltou que não discutiria com um governo palestino que não o reconhecesse como Estado e sem o desarmamento do Hamas.
A Autoridade Nacional Palestina (ANP) assumirá o controle total da Faixa de Gaza antes de 1º de dezembro de 2017, graças ao acordo assinado nesta quinta.
O Papa e os brasileiros
O papa Francisco enviou um vídeo aos brasileiros no qual denunciou as "trevas da corrupção". O pronunciamento em português foi exibido em telões durante a missa campal na Praça de São Pedro, no Vaticano, em celebração aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
Fogo incontrolável
Recorde triste nos EUA. O número de mortos em razão dos incêndios florestais na Califórnia chega a 29, e essa já é a pior tragédia desde 1933, quando o fogo atingiu a região de Los Angeles. Não há previsão de chuvas. Os fortes ventos podem espalhar ainda mais as chamas nos próximos três dias.
Sem ajuda a Porto Rico
O presidente americano Donald Trump ameaçou retirar a ajuda a Porto Rico, território americano devastado por dois furacões seguidos. "Não podemos manter a Fema (agência federal de gestão de emergências), os militares e os socorristas, que foram incríveis em Porto Rico para sempre!", tuitou o presidente.
Porto Rico, uma ilha no Caribe de 3,4 milhões de habitantes, já sofria uma profunda crise financeira antes da passagem dos furacões Irma e Maria no mês passado.
Atentado na Síria
Pelo menos 18 pessoas morreram nesta quinta-feira após a explosão de um carro-bomba cujo objetivo era um comboio de deslocados sírios no nordeste da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), que atribuiu o atentado ao grupo Estado Islâmico (EI).
Tragédia aérea
Um avião militar caiu nesta quinta-feira na Espanha, matando seu piloto, que regressava após ter participado do desfile militar do feriado nacional em Madri, declarou o ministério da Defesa.
Os serviços locais de emergência receberam um chamado informando sobre a queda do avião em uma área rural nas cercanias da base de Los Llanos, perto da cidade de Albacete, a 300 km ao sudoeste da capital. A queda teria ocorrido durante as manobras de aproximação para o pouso.