Alimentados pelos fortes ventos, incêndios incontroláveis continuavam, nesta terça-feira (10), a devastar a Califórnia, principalmente suas regiões vinícolas, ao norte de San Francisco. Milhares de casas e vinhedos foram atingidos e 11 pessoas morreram até o momento.
Os incêndios, que começaram no domingo à noite, provocaram pânico nas regiões de Napa, Sonoma e Mendocino.
Segundo os bombeiros da Califórnia, mais de 20.000 pessoas precisaram deixar suas casas e vinícolas e ao menos 40.000 hectares foram devastados pelas chamas em todo estado.
Sete mortes foram reportadas em Sonoma, duas em Napa e uma em Mendocino. E, segundo o jornal Los Angeles Times, uma 11ª pessoa faleceu em Yuba.
Entre as vítimas em Napa está um casal de 99 e 100 anos de idade, casados há 75 anos, informou a KTVU-TV.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, decretou estado de emergência para oito condados e pediu ao presidente Donald Trump que declare estado de "desastre maior".
O decreto ordena a todas as agências do estado e à Guarda Nacional que colaborem no combate dos 18 grandes incêndios.
Na carta a Trump, o governador explicou que os incêndios "crescem rápido e sem controle", se "expandem de maneira errática" arrasando por enquanto 32.000 hectares e 2.000 casas "catastroficamente destruídas".
"Achamos que a destruição aumentará, impactando tanto residências como infraestrutura pública", diz a mensagem.
"Determinei que este incidente é de tal gravidade que a resposta efetiva vai além das capacidades do estado e dos governos locais afetados, e a assistência federal é necessária", acrescenta o texto.
Os bombeiros esperavam nesta terça-feira uma redução na velocidade dos ventos para iniciar as operações de combate aos incêndios.
Muitos vinhedos foram destruídos, ou afetados, segundo a imprensa, entre eles o famoso Stag's Leap Wine Cellars, que adquiriu fama mundial em 1976 ao superar grandes vinhos franceses em uma competição.
"Neste momento, ainda estamos avaliando os danos específicos aos vinhedos do condado de Sonoma e às nossas comunidades e moradores", declarou Karissa Kruse, presidente da associação de produtores de vinho de Sonoma, segundo a imprensa local.
As autoridades contabilizavam 15 focos de incêndio diferentes, principalmente na metade norte do estado.
- Ordens de evacuação -
Os complexos hoteleiros da área também foram devastados pelas chamas, de acordo com imagens da televisão local, e muitos residentes tiveram de fugir, deixando para trás todos os seus bens.
Jesús Torres revelou à CBS que teve tempo apenas para pegar algumas coisas e fugir.
"O céu ficou vermelho. Soubemos do incêndio em cima da hora, havia fumaça por todos os lados", contou.
"Será preciso recomeçar do zero", disse à NBC Dreama Goldberg, grávida de oito meses, cuja casa foi totalmente destruída.
Jogadores e autoridades do tour de golfe da PGA foram obrigados a abandonar o Silverado Resort pouco tempo depois de Brendan Steele ganhar seu segundo título do Open de Safeway.
O hotel Hilton em Santa Rosa - no condado de Sonoma - foi seriamente atingido, e imagens na TV mostraram parte do prédio desmoronando.
O Hilton informou no Facebook que "funcionários e hóspedes conseguiram sair sem problemas, mas que não há previsão" para o retorno das atividades.
"Acredita-se que o hotel tenha sofrido um dano significativo, e não sabemos quando voltará a abrir", completou.
Foram emitidas ordens de evacuação nos condados de Napa e Sonoma, e as autoridades publicaram a lista de abrigos disponíveis para as vítimas.
Os incêndios também provocaram o fechamento de estradas.
O hospital regional de Santa Rosa foi evacuado, segundo seu site, que informa que "todos os pacientes estão seguros e foram levados a outros hospitais".
bur-sf/ico/vog/gv/lda/mr/tt
* AFP