Sei que ainda temos muito por fazer nesta temporada, como se afastar de vez da zona de rebaixamento, por exemplo. Mas com a proximidade do final do ano, é inevitável não pensar no ano que vem. Afinal, o clube tem, pelo menos, oito jogadores com contrato encerrando em dezembro. A grande maioria não pode permanecer para 2025.
Primeiro de tudo, vamos combinar uma coisa? Não quero pensar no cenário em que o Grêmio não esteja na Série A no próximo ano. Não creio mesmo que vamos nos complicar nessa reta final de campeonato a ponto de não assegurar a permanência.
Dito isso, penso que temos um grupo razoavelmente bom para os compromissos que teremos, como Gauchão, Brasileirão, Copa do Brasil e uma provável Sul-Americana. Sobre reforços a gente pode falar um pouco mais adiante.
Mas já podemos esboçar quem deve permanecer ou não para a próxima temporada dentro dos contratos que estão para encerrar em dezembro. São eles:
Rafael Cabral
É uma contratação que até hoje eu não entendi. Negociamos o Grando, que realmente não estava em um bom clima por aqui e trouxemos um goleiro que não era nenhuma unanimidade, sequer fardou. Não deve renovar.
Felipe Scheibig
Um jovem goleiro que também recebeu pouquíssimas oportunidades. Acredito que o Grêmio deva liberá-lo também.
Reinaldo
Mesmo com todas as limitações, ainda é o principal lateral esquerdo do elenco. Vejo como um bom reserva para o grupo. Porém, pensando em renovação de elenco para a próxima temporada, eu também liberaria o Reinaldo.
Fábio
Tudo indica que ele deve se aposentar no final do ano.
Rodrigo Caio
Chegou como uma incógnita e infelizmente não conseguiu jogar. Será liberado.
Du Queiroz
Talvez uma das maiores expectativas da janela que veio. Acreditei, inclusive, que se firmaria no time titular. Mas não confirmou. Também não deve renovar.
Diego Costa
Chegou com extrema desconfiança e foi importante em vários momentos da temporada. Uma pena que as lesões o atrapalharam bastante. Hoje temos Braithwaite e Arezo para a função. Não deve ficar.
Soteldo:
Ta aí o único da lista que eu gostaria mesmo de ter no próximo ano. Gosto muito do venezuelano, porém, não faria loucuras financeiras para tê-lo. É a principal dúvida para a próxima temporada.
São, pelo menos, sete dispensas praticamente certas para a virada do ano, o que certamente vai abrir uma margem interessante na folha salarial para novos reforços.