Roger Machado e Renato Portaluppi farão um grande duelo de treinadores. Roger foi muito bem contra o Inter e passou para as finais. Renato, depois que recebeu os seus atacantes em condição de jogo, conseguiu mostrar a força do Grêmio e construiu a classificação.
Roger venceu o duelo tático contra Eduardo Coudet, mas deverá ter mais dificuldades contra Renato. O Juventude tem Paulo Paixão, mais do que um preparador físico e muito chegado a longas conversas com treinador e jogadores. Ajuda muito no ambiente.
Renato tem características de resolver coisas importantes de forma mais individual. Mas o comandante gremista é colecionador de títulos com o clube. O técnico jaconero não consegue este desempenho. Muito menos Coudet, que ficou fora da fase final em duas participações como treinador.
Devo concluir que o treinador do Grêmio é o melhor de todos aqui no Rio Grande do Sul. Só que o futebol exige vitórias repetidas. Roger e Renato farão bons duelos nos dois jogos. Espero uma grande final.
Duelo de centroavantes
O Grêmio tem Diego Costa. Ele está marcando muitos gols e sendo um jogador da maior importância. A dúvida que se tinha dele, quando chegou ao clube, não está existindo mais. Ele está correndo com um guri e botando a bola para dentro.
O Juventude também tem um centroavante muito bom: Gilberto, ou Gibagol como é carinhosamente tratado pelos torcedores do Juventude. Contra o Inter, no Alfredo Jaconi, ele esteve perto de balançar a rede, mas o goleiro Anthoni consegui abafar. No segundo tempo, deu uma assistência perfeita para Jean Carlos chutar em gol e Mercado salvar o Colorado em cima da linha.
Será é um duelo interessante dos jogadores que podem decidir a partida.
Outra decisão para o Grêmio
Na Libertadores, os dirigentes e treinadores argentinos gostam de ter o primeiro jogo em casa. Buscam a vitória tentando abrir vantagem e, depois, com muita catimba e categoria, jogam a partida decisiva na casa do adversário. É a teoria deles.
Será que os profissionais do Juventude pensam assim? Será que o Alviverde tem condições de ganhar do Grêmio, e quem sabe até abrir uma vantagem? Difícil, o Grêmio é melhor. Mas em futebol não se pronuncia a palavra impossível. Os gremistas vão a campo atrás da vitória, mas se ela não vier, será importante porque a decisão vai para a Arena.