O Atlético-MG fez a melhor campanha do returno do Brasileirão. Tudo graças à objetividade do treinador Luis Felipe Scolari. No melhor estilo Felipão ele achou a sua forma pragmática de colocar seus times em capo e fazendo " goleadas de 1 a 0".
Depois de perder muitos jogos quando chegou no time mineiro, colocou uma fortaleza defensiva. Mas o mais importante é que ele colocou Hulk e Paulinho no ataque. O grande Hulk teve uma grande parceria e os gols apareceram para dar vitórias importantes.
No Grêmio, Renato teve Suárez, tão bom ou melhor do que Hulk. Só que a parceria pouco ajudou. Não teve um atacante com grande capacidade do seu lado. Renato teria melhores resultados se não deixasse Nathan Fernandes para os três últimos jogos. Claro que ele teve outros méritos importantes, mas esta diferença para Felipão tirou do Grêmio a possibilidade até de ser campeão.
Alegadamente, o técnico gremista fala em lapidar jogadores jovens. Eu preferiria que ele lapidasse os jogadores ruins. Ainda assim, mesmo cometendo este atraso, Renato foi bem no Grêmio e deve continuar no ano que vem.