O Grêmio chegou no jogo de volta da semifinal do Gauchão, contra o Ypiranga, perdendo por 2 a 1, desfalcado de seis jogadores titulares. Perdeu gols incríveis no primeiro tempo da decisão na Arena, neste sábado (25). Em um deles, Suárez cabeceou dentro da pequena área nas mãos do goleiro. No segundo tempo, o Tricolor levou um gol, em uma jogada em que a Thiago Santos recuou para Bruno Alves e este adiantou demais a bola e perdeu. Veio o chute e o gol. O placar agregado indicava 3 a 1 e o sofrimento só aumentava. Precisou de duas bolas aéreas para empatar o jogo.
Suárez perdeu mais dois gols feitos e, cada vez mais, o torcedor sofria. Por falar em sofrer, nas cobranças de pênaltis, Reinaldo perdeu o primeiro. Menos mal que Gedeilson também errou. Diego Souza foi para a quinta cobrança. Se fizesse, dava o Grêmio. Mas ele chutou no travessão. Mais sofrimento. Até que no um por um veio a classificação.
Vale ressaltar que o Ypiranga foi heroico. Com recursos infinitamente inferiores, encarou o milionário adversário e deu muito trabalho. O treinador do Grêmio ganha um alto salário e Luizito nem se fala. Muito normal seria uma classificação tranquila, mas os meninos de Erechim deram muito trabalho e não tiraram o Grêmio do Gauchão por detalhe.
O Grêmio está na final na busca pelo hexa. E o Ypiranga sai muito grande desta competição. O sofrimento que impôs ao adversário milionário justifica esta grandeza.