O Mundial de 2002 foi o sétimo acompanhado por Pedro Ernesto Denardin, mas o primeiro em que ele narrou o título da Seleção Brasileira. A Copa teve como novidade ter dois países-sede. Outro fato inédito foi ter sido disputada no continente asiático.
Na dobradinha Coreia do Sul e Japão, o pentacampeonato foi conquistado pela equipe treinada por Luiz Felipe Scolari.
Pedro Ernesto relembra o elenco como merecedor da taça. Apesar dos destaques ofensivos, já que o time era finalizado com Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno, outros dois personagens foram enaltecidos: os laterais Cafu e Roberto Carlos. O ala-direito, inclusive, foi o primeiro a participar de três finais consecutivas de Copas.
Na campanha do Penta, o jornalista ressaltou as sete vitórias conquistadas pelo Brasil. Porém, ele relembra as dificuldades contra Turquia e Bélgica.
A conquista marcou a primeira de Pedro como titular na narração da Rádio Gaúcha. Em 1994, por exemplo, Armindo Antônio Ranzolin ocupava o posto e Denardin também era repórter.
Também do outro lado do mundo, o jornalista presenciou a primeira eliminação na fase de grupos da atual campeã, a França. A culinária típica da Coreia e do Japão também foi degustada por ele, que experimentou cobra, após se cansar de comer comida italiana.
Siga acompanhando os episódios da websérie em GZH e nas redes sociais.