Sem muito mérito o Grêmio chegou ao G-4. Nada que garanta uma situação definitiva. O time joga pouco, tem dificuldade em todas as partidas e não consegue satisfazer sua torcida. Mesmo que o Tricolor tenha ganho do Sampaio Corrêa, não se vê torcedor otimista com a situação do time.
Diego Souza continua sendo a única opção ofensiva. Ou ele faz os gols ou não acontecem as vitórias. A situação gremista constrange dentro e fora do campo. Até mesmo o acesso dos torcedores à Arena tem sido muito ruim. E olha que já foi bom, pois já ocorreram jogos com muito mais gente, com complexidade muito maior para atender a todos, e funcionou muito bem.
Nos dias de hoje, parece que nada funciona. O clube vive um momento terrível. Menos mal que os adversários são ridículos. São clubes pobres, que não contratam jogadores de qualidade, muito menos formam craques, e que jogam com a mais absoluta mediocridade.
O que o torcedor vê hoje é um time sem qualidade, um clube atrapalhado, cheio de erros e sem apontar soluções que podem viabilizar o retorno das potencialidades do grande clube. Mas, enfim, muito mais por demérito dos concorrentes, o Grêmio está no G -4. Este é o objetivo.
Outubro
Roger Machado disse na sua entrevista coletiva que a classificação não chegará antes de outubro. Pode parecer o óbvio, mas tem muito a ver com a qualidade do time e do seu treinador.
Roger arrumou o time defensivamente. São seis jogos sem levar gol e somente quatro gols vazados em 13 jogos. Mas daí pra frente é um deserto. O time não arma jogadas no meio-campo, o ataque não recebe lançamentos com vantagem sobre o adversário. O Grêmio tem sua sobrevivência ofensiva através dos gols de Diego Souza.
Claro que os limites do time são muito grandes, mas Roger precisa ir adiante. Só defender bem não é suficiente para entregar tranquilidade ao torcedor. Um mínimo que seja, alguma coisa que possa servir de contribuição ao time.
Está é uma tarefa que pertence ao treinador. Por mais que se possa criticar o valor técnico dos jogadores do Grêmio, eles são melhores do que os adversários desta Série B. Se isto ocorrer, veremos o Grêmio encaminhado ao seu objetivo já em setembro, o mês Farroupilha.