Sete rodadas rodadas depois, o Grêmio está oficialmente de volta ao G-4 da Série B. Depois de ter vencido o Sampaio Corrêa, na Arena, o Tricolor contou com o empate do Sport diante do rival Náutico, no clássico pernambucano, para enfim encerrar o sábado (18) entre os quatro primeiros colocados da segunda divisão nacional.
A primeira vez que o time comandado por Roger Machado apareceu na zona de classificação para a elite do futebol brasileiro foi na quarta rodada, quando venceu o Operário-PR, por 1 a 0, em Ponta Grossa, e assumiu o mesmo quarto lugar que ocupa agora.
Na partida seguinte, fez 2 a 0 sobre o CRB, em Porto Alegre, e alcançou a liderança. Na sexta rodada, porém, foi derrotado por 1 a 0 pelo Cruzeiro, na Arena Independência, em Belo Horizonte, e voltou a cair para a quarta colocação. Por fim, deixaria o G-4 ao empatar com o Ituano no interior paulista, no dia 16 de maio.
Atualmente, o Grêmio figura outra vez em quarto lugar, com 21 pontos — um a mais que o Rubro-Negro do Recife. Por isso, depende apenas de si para seguir na zona de classificação. Na próxima quinta-feira (23), visita o CSA, em Maceió, às 21h30min. O Sport só atuará no sábado (25), quando recebe o Brusque, na Ilha do Retiro.
— De toda forma, nós não vamos vencer os nossos adversários por 5 a 0. Mesmo que, do ponto de vista da expectativa, pelo peso, pelo tamanho das camisas, dê uma diferença a favor do time maior. Nós vamos enfrentar dificuldades do começo ao fim da competição. Não iremos subir em agosto. Nós vamos ter o acesso perto do fim das 38 rodadas — advertiu o treinador gremista.