O Grêmio teve a melhor campanha e teve uma vitória e um empate nos Gre-Nais. O Gre-Nal de domingo (23) foi o mais fácil. Só Ferreirinha perdeu três gols. Ricardinho perdeu um gol sem goleiro. Vanderson meteu uma bangornada no travessão. Marcelo Lomba foi um dos nomes do jogo. Pegou muito. Brenno, ao contrário, viveu mais de intervenções do que de defesas.
O Grêmio continua melhor do que o Inter nos Gre-Nais, ainda que o enfrentamento seja mais parelho. Os jogos entre os dois grandes clubes têm sido muito parelhos. No primeiro deles, a vitória veio pelo aproveitamento aéreo dos jogadores de ataque do Grêmio. No domingo, poderia ter ganho até com facilidade e acabou perdendo muitos gols incríveis. Mesmo com o empate, mesmo tendo que sofrer com a pressão do Inter, teve méritos suficientes para ganhar o campeonato se somarmos e diminuirmos os dois clássicos. Mas os dois times vão para as competições futuras com muitas dificuldades. Recado para os treinadores. Seus times precisam melhorar.
MEIO-CAMPO
O treinador do Grêmio precisa saber que Maicon não pode jogar nesta formação de meio-campo. Ele fica deslocado pela presença do primeiro volante, fica de costas e não consegue jogar. Acho que ele seria, nos dois Gre-Nais, uma peça importante para ingressar nos últimos 20 minutos, quando encontraria o campo aberto a sua frente e poderia ser o armador capaz de ser protagonista.
Tiago Nunes acertou o meio-campo com Maicon, Darlan de Mateus Henrique e, ele próprio, tratou de desmanchar seus acertos. Perdeu o meio-campo quase sempre com Maicon no time. As expulsões de Rafinha e Yuri Alberto alteraram o ritmo do jogo. Mas, mesmo assim, foi o Grêmio, nos contra-ataques, que conseguiu melhores situações.
ATACANTES
Um golaço de Ferreirinha, o que garantiu o campeonato. Foi um drible sobre Rodinei e um chute cruzado no canto, vendendo Marcelo Lomba. No entanto, no mesmo jogo, três gols perdidos e, nos três casos, só ele e Marcelo Lomba. Três desperdícios inexplicáveis para um jogador da sua categoria.
A seu lado, Diego Souza. Ele não fez gol, não teve gol perdido, mas teve uma participação efetiva em muitos momentos, inclusive na hora do gol. A eles, deverá se juntar Douglas Costa, o que fará do Grêmio, muito provavelmente, um ataque arrasador.
VANDERSON
Vejo muitas qualidades neste jogador. Ele consegue estar defendendo e, logo em seguida, estar na frente batendo em gol, tabelando, criando. No Gre-Nal de domingo, deu uma bangonarda no travessão e quase marcou seu gol.
Muita gente irá me contestar, mas o Gre-Nal renovou minha convicção de que ele será, em breve, titular do Grêmio. Tem mais força para marcar, tem mais velocidade para chegar no ataque, tem um chute muito forte e, tecnicamente, o que é um forte de Rafinha, não deixa de ser uma das questões importantes a ser analisada pelo treinador. É mais um jogador fabuloso que a base do Grêmio entrega ao futebol profissional.