As autoridades equatorianas têm todo direito de impedir realização de jogos no seu país, afinal vivemos uma grave pandemia. Mas poderia avisar os clubes e a Conmebol suas decisões. Todos teriam evitado uma viagem longa e desgastante.
Bom para o Grêmio que vai jogar ao nível do mar. Uma situação de jogo completamente diferente muito mais favorável ao Tricoloe. O Independiente del Valle perdeu muito com esta mudança. A altitude de 2800 metros de Quito daria mais dificuldade ao time do Grêmio do que seu adversário.
E parabéns aos dirigentes gremistas. Sentindo o prejuízo de não poder fazer seu treinamento, foi à Conmebol, que imediatamente transferiu o jogo para sexta-feira (9) no Paraguai. E manda de volta em voo especial os atletas Vanderson e Paulo Vitor que positivaram no teste feito no Equador.
O Grêmio aumenta muito sua chance de vitória neste primeiro jogo. Claro que aqueles que não querem o futebol vão trabalhar para parar tudo. Mas não terão argumentos para enfrentar a rigidez e seriedade dos protocolos do futebol. Nenhum outro setor faz aquilo que o futebol tem feito. Inclusive, como matéria de entretenimento para todos nós que ficamos em casa sem ter sequer um restaurante para ir.