O humorista André Damasceno, colorado de plantão, me manda dados estarrecedores sobre o péssimo desempenho do Inter fora de casa em jogos do Campeonato Brasileiro. Segundo seu levantamento, a última vitória colorada fora do Beira-Rio se deu em 22 de agosto do ano passado, quando ganhou do Bahia por 1 a 0, na Fonte Nova. De lá para cá, só perdeu e empatou. Vamos aos jogos:
Em 2018:
Cruzeiro 0x0 Inter
Chapecoense 2x1 Inter
Corinthians 1x1 Inter
Sport 2x1 Inter
Vasco 1x1 Inter
Ceará 1x1 Inter
Botafogo 1x0 Inter
Paraná 1x1 Inter
Em 2019:
Chapecoense 2x0 Inter
Palmeiras 1x0 Inter
Santos 0x0 Inter
Vasco 2x1 Inter
São 12 jogos sem ganhar fora de casa no Brasileirão. Sofreu 14 gols e fez apenas sete. Em nenhum destes jogos, conseguiu fazer mais do que um gol.
Este retrospecto muito pobre indica que o treinador colorado precisa mudar conceitos táticos. Ele consegue, neste Brasileirão, ser 100% dentro do Beira-Rio, com o apoio da sua torcida. Mas, fora de casa, seu aproveitamento é de 16,7%.
Os repetidos fracassos do time longe da sua torcida não indicam um time para ganhar o Brasileirão. Em boa hora, os dirigentes colorados — Roberto Melo e Marcelo Medeiros — fazem discurso correto, lembrando que precisam ser corrigidos os erros, e não encontrar desculpas fora do time.