A expressão é do Rafael Colling. A primeira partida da temporada é o "jogo da perna pesada". São 30 dias de férias e, depois, em torno de 20 dias de pesados exercícios físicos para recuperar músculos que foram desativados pela inconstância de atividades durante as férias dos jogadores.
Já os times do Interior começam a trabalhar, no mais tardar, no início de dezembro. Eles chegam na competição muito mais bem preparados e conseguem grandes resultados. O único placar que não confirma isso é a goleada aplicada pelo Grêmio no Novo Hamburgo. Já no outro jogo, contra o Aimoré, o Grêmio só empatou.
O Inter começou com uma vitória escassa contra o São Luiz, em Ijuí, e depois se afundou nos dois jogos seguidos. No ano passado, o Grêmio colocou seu time titular contra o Cruzeiro-RS, que foi rebaixado no campeonato, e perdeu por 1 a 0 dentro da Arena.
Se jogarem os titulares do Grêmio esta noite, contra o Juventude, não significa dizer que não possa ganhar, até com facilidade, mas este é o jogo da perna pesada. E, neste jogo, normalmente, os jogadores da dupla Gre-Nal, ainda mal preparados fisicamente, encontram dificuldades.