O que os gremistas temem é que Renato Portaluppi, tão logo termine o ano, seja treinador do Flamengo. Ele tem um carinho grande pelo clube carioca e sabe que é uma equipe que dá boas condições profissionais ao seu treinador. O Flamengo talvez seja, nos dias de hoje, o clube mais rico do Brasil e pronto para grandes investimentos.
Um jogo pode determinar a impossibilidade da ida de Renato. É neste domingo (22), às 16h, no Maracanã. O Flamengo, ainda em condições de disputar o título brasileiro da temporada, joga contra o Atlético Mineiro. Se perder cai Barbieri.
Nesta semana , depois do empate contra o Vasco da Gama, a direção flamenguista se reuniu para tratar da possibilidade de sua demissão. Acabou ganhando sobrevida que não deve passar deste jogo. Ou ganha, ou está fora do cargo. Se cair, o Flamengo busca um treinador. Só que treinadores de categoria não aceitam emprego de dois meses.
O mais cotado seria Abel. Se o Flamengo acertar com este profissional, o contrato será, necessariamente, até o final de 2019. Fecha a porta para o ingresso de Renato Portalupi.
Segundo pessoas ligadas ao treinador do Grêmio, o outro emprego que ele poderia ambicionar também teve suas portas fechadas. Renato gostaria de treinar a Seleção do Uruguai, só que a AUF renovou com Oscar Tabarez por mais quatro anos.
Estas movimentações do mercado podem indicar Renato no Grêmio em 2019, onde, aliás, ele se sente muito feliz.