O repórter André Silva fez um levantamento bastante interessante sobre o calendário do Grêmio na atual temporada. Até agora, o Tricolor já entrou em campo em 31 oportunidades e, se chegar às finais de todas as competições que está disputando, chegará a 81 partidas. Evidentemente, os atletas terão de ser preservados em determinados momentos.
No Gauchão, os titulares não jogaram seis partidas. O time de transição iniciou a competição, enquanto os jogadores que disputaram o Mundial de Clubes ainda estavam de férias. No Brasileirão, até agora, os 11 de Renato já foram poupados em uma rodada, contra o Botafogo.
Na Copa do Brasil, após construir a vantagem de 2 a 0 fora de casa contra o Goiás, todos os que jogaram em Goiânia foram preservados no jogo de volta da Arena. Nesta semana, metade do elenco nem viajou para a Venezuela e folgou contra o Monagas. Somando, temos nove oportunidades em que o time do Grêmio não era aquele considerado o titular.
Portanto, até o momento, foram apenas 22 partidas com a equipe principal, e já estamos chegando ao meio do ano. Passada a Copa, e considerando que o Grêmio terá sucesso na Copa do Brasil e na Libertadores, é possível prever que atletas serão poupados em pelo menos mais 10 oportunidades.
Assim, serão 20 jogos a menos no montante total do ano, ou seja, o time titular jogaria 61 jogos em 2018. Este é um número razoável. É importante diferenciar os jogos do clube das partidas dos atletas.