O Grêmio foi campeão da Copa do Brasil em 2001 eliminando, entre outros, São Paulo e Corinthians, ambos no Morumbi. Foi o melhor esquema de 3 - 5 - 2 que já vi na vida. Ganhava de todos.
Pois o treinador Fernando Diniz, mesmo sem tem jogadores de primeira linha, está repetindo o esquema com muita eficiência. Tinha três zagueiros: o líbero Paulo André, Thiago Heleno pela esquerda, e Pavez pela direita. Nas alas, bem desenhados, estavam Rosseto, pela direita, e Carleto, pela esquerda.
Dois volantes: Lucho González e Camacho. A única diferença é que ele não teve um meia específico, e sim três atacantes, que sempre voltaram para marcar. Era necessária que eles ajudassem na defesa, já que o Grêmio pressionou durante toda a partida.
Não tem nada de revolucionário no esquema de Fernando Diniz. O atual técnico da Seleção Brasileira deu verdadeiros shows de futebol com esse tipo de formação. Ou como disse ontem Renato: aquele Grêmio de Tite dava aula de futebol. Assim como hoje, eles também encantaram o Brasil em 2001.