Prezado Romildo, uso esta coluna para te mandar alguns recados. Pretensão minha, eu sei, mas é a forma que encontro para tornar públicas as ideias que quero transmitir. Começo dizendo que teu trabalho como presidente do Grêmio merece todos meus elogios. Três anos depois da tua posse o Grêmio tem controle financeiro e ganhou dois grandes títulos. Importante lembrar que o Grêmio lambeu os dedos durante quinze intermináveis anos.
Tua gestão contempla os dois vetores fundamentais de um grande clube: tem responsabilidade pétrea com as finanças, mas não abre mão dos investimentos necessários para ter um time competitivo. Tudo contemplado. Não poderia ser melhor. Só que na vida existe um leão a nossa frente, todos os dias, a ser abatido. Vamos às necessidades imediatas:
Renato
Tudo que Renato pedir, como salários e privilégios, será barato para o Grêmio. Nós dois sabemos que ele é o grande gestor do vestiário. Sabemos também que vestiário de jogadores profissionais de um grande clube é formado por pessoas vaidosas e, nem sempre , bem preparadas para a importância social e profissional que têm. Renato tem a linguagem da gurizada, dos boleiros , sabe tratar estas dificuldades inerentes do futebol. Estrategicamente, ele mostrou evoluções que todos duvidávamos. Um profissional completo. Sua continuidade se impõe. Repito: Renato é muito barato. Precisa ficar.
Reforços
Teu vice presidente Odorico Roman falou em manutenção do ciclo virtuoso. Acho possível, desde que o clube atente para a qualidade. Jogadores como Jael , Cortez, Fernandinho e outros não formam um grande time. Eu sei que, com eles, o Grêmio sobrou na América , mas nada garante que isso se repita. Para enfrentar o Real Madrid com Barrios, Jael, Everton e Fernandinho é duro. Para continuar ganhando precisa mais. Dois grandes atacantes, um armador, um lateral esquerdo, no mínimo, são contratações urgentes. Se Arthur for vendido sobrará dinheiro para contratar e a volta de Maicon devolverá a qualidade que o time venha a perder.
Qualidade
Penso, amigo Romildo, que o Grêmio está pronto para dar o grande salto de qualidade. Tem uma estrutura de time de primeira qualidade. O goleiro Marcelo Grohe vive momentos mágicos. Geromel e Kannemann parecem imbatíveis. Os volantes são muito competentes. Mesmo sem Arthur, a reposição está em Maicon. Jailson cresceu muito — tanto que fez grande partida contra o Real Madrid. Falta o grande armador e dois atacantes efetivos. Não é muito. E a credibilidade alcançada por ti e teus companheiros do Conselho de Administração garante apoio integral dos associados. A estrada está asfaltada para levar o Grêmio por caminhos não espinhosos nos tempos futuros.