Com máscara de proteção e o corpo inteiro pintado de amarelo, um grupo de bonecos deve chamar atenção a partir desta segunda-feira (3) em locais movimentados de Porto Alegre.
Como se estivessem prestes a atravessar a rua, os esbeltos manequins vão aparecer em calçadas da Ipiranga, da Azenha, da João Alfredo, da Orla do Guaíba, do Parcão, da Redenção e de outros pontos da cidade. A ação está prevista para todo o mês de maio, sempre às segundas, quartas e sábados, ao longo do dia inteiro.
Os bonecos fazem parte da campanha promovida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para marcar o Maio Amarelo – movimento mundial que alerta a sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito.
Segundo a assessoria da EPTC, os manequins vão conseguir o que sempre se espera nas relações entre pedestres, ciclistas e motoristas: atrair atenção. Ou seja, quando estamos todos atentos aos diferentes atores do trânsito, naturalmente as chances de acidente despencam.
– Nossa ideia também é mostrar que existem pessoas por trás das estatísticas: são pais, mães, filhos, amigos. Todas as vidas importam, e a preocupação de cada um com o todo é a melhor forma de reduzir os números – diz o diretor-presidente da estatal, Paulo Ramires.
Porto Alegre, felizmente, tem apresentado queda nos índices de acidentes. Um balanço divulgado pela EPTC em abril mostra que, entre janeiro a março, houve uma redução de 39% nas ocorrências em comparação com o mesmo período de 2020. Mas 14 pessoas perderam a vida.
Além das máscaras, os manequins terão um QR code adesivado no corpo, para quem quiser saber mais sobre a campanha.
Com Letícia Costa