Puxado por uma caminhonete, o trailer de Eduardo Baldasso, relações públicas de 28 anos, vai rodar Porto Alegre levando bandas, DJs, dançarinos e humoristas para a frente da casa das pessoas. Baldasso tem uma meta ambiciosa: passar por todos os bairros da Capital a partir da próxima quinta-feira (30), quando ocorre a primeira apresentação.
– Decidi começar por Petrópolis, onde nasci e me criei, mas a proposta é entregar cultura para todos. Não vamos ficar só em bairros de classe média, nem só na região central – promete ele, lembrando que a ideia, para evitar aglomerações, é que as pessoas vejam tudo pela janela.
Batizado de Expresso Cultural Móvel, o projeto deve visitar três regiões por semana – sempre às terças, quintas e sábados, às 19h. Em cada bairro, o trailer fará três paradas em frente a prédios e residências, com pequenos shows de 20 minutos. A programação será divulgada no perfil do Instagram.
– As bandas vão tocar em formato reduzido, com poucos integrantes, que é para garantir o distanciamento – avisa Baldasso, que já revela a primeira atração: na quinta que vem, o bloco Mais Amor Por Favor se apresenta no bairro Petrópolis.
Em busca de patrocínio, o próprio Baldasso deve bancar as despesas em um primeiro momento. Porque, nas palavras dele, "esse é um sonho antigo". O rapaz ganhou o trailer do pai, que usava o veículo como lancheria, e depois chegou a emprestá-lo para campanhas do agasalho. Fabricado em 1972, o trailer já serviu até de sede para bloco de Carnaval.
– Mas eu sempre quis fazer um projeto cultural assim, itinerante. E agora as pessoas precisam disso – acredita ele.
Com Rossana Ruschel