Uma força-tarefa: assim pode ser definido o trabalho da ONG Misturaí, que em 13 semanas de trabalho distribuiu mais de 40 mil refeições – cerca de 400 por dia – e 1,2 mil cestas básicas para comunidades carentes e moradores de rua da Capital durante a pandemia.
São 250 voluntários que se dividem entre compra, preparação, transporte e entrega dos alimentos em pontos como Vila Planetário, Bom Jesus, Redenção, Recanto da Alegria, Humaitá, Ilha do Pavão e Beco do Guará.
– Não levamos só alimento, levamos afeto. É muito bom chegar nas comunidades, reconhecer as pessoas, saber o nome delas. Infelizmente, o cenário que nos conectou é o da pandemia, mas nosso desejo é que essa ligação continue depois que ela passar – afirma Bruna Marcelino, 30 anos, psicóloga e voluntária da ONG há três meses.
Criada em 2018 para promover ações culturais, de empreendedorismo e de educação informal, a Misturaí precisou suspender a maior parte de seus projetos em razão do isolamento social. Os voluntários decidiram, então, distribuir alimento para quem precisa durante a pandemia. A ação ganhou o nome de "Amparaí".
Além das refeições, o grupo tem levado cobertores, lonas e agasalhos para quem mora nas ruas da cidade. Para contribuir com doações, clique aqui. Se deseja ser um voluntário, acesse o perfil da ONG no Instagram.
Com Rossana Ruschel