Com nove bancos instalados desde ontem, a Rua João Alfredo ingressa agora na última etapa antes da obra que promete uma profunda transformação na via. Dezesseis floreiras, três lounges de madeira, folhagens, arte nas rótulas, tudo isso entra em cena a partir das 9h de amanhã.
Um evento com a presença do prefeito Nelson Marchezan, na esquina com a Rua da República, vai marcar o início dessas instalações. Com as novas áreas de convívio, a ideia é qualificar especialmente o uso diurno da João Alfredo – e ajudar a população assimilar a proposta da reforma prevista para 2020.
Algumas calçadas da via, hoje alargadas só com pintura verde, vão realmente triplicar de tamanho com a revitalização. E todo um conceito de paisagismo, envolvendo plantio de árvores e nova iluminação, será aplicado ao longo da João Alfredo.
Esse ambiente atrativo para pedestres, na expectativa da prefeitura, fará com que o comércio se diversifique em uma das ruas mais tradicionais da Cidade Baixa: cafés, livrarias e lojas precisam de gente circulando para prosperar.
Nos últimos dois meses, com o redesenho do trânsito na rua – o espaço para carros foi bastante reduzido –, os acidentes despencaram 36% em comparação ao mesmo período de 2018.