Há pouco mais de um ano, aquilo era um fim de mundo abandonado – uma espécie de terreno baldio onde a Rua Armando Barbedo se encontrava com o Guaíba, no bairro Tristeza. Mas hoje, adotado por uma clínica médica, o charmoso Portal Dona Irena atrai dezenas de frequentadores todo dia, lota nos finais de semana, serve de palco para eventos culturais e se estabelece como um dos mais vibrantes pontos de encontro de Porto Alegre. (Veja, abaixo, fotos de antes e depois da reforma.)
– A Zona Sul abraçou o espaço, a gente até se comove – diz Hassan Akmed, 27 anos, proprietário do Prontosul, que há 12 meses revitalizou o local com piso de concreto, paisagismo, bancos, academia pública e uma plataforma para assistir ao pôr do sol.
No próximo domingo (5), data do primeiro aniversário da reforma, a expectativa é receber 8 mil pessoas no "maior festival de rua que a orla já viu". A festa vai das 9h às 23h, com shows de 12 bandas – entre elas, Acústicos & Valvulados, Gelpi, Claus & Vanessa e Tributo a Tim Maia com Tonho Crocco –, torneio de artistas plásticos, lounge para descanso, feira com venda de roupas e quadros, além de churrascada a céu aberto, food trucks e brinquedos infantis.
Com o sucesso do Portal Dona Irena, que agora é cenário até de comerciais de TV, outros empresários passaram a se interessar pelas áreas verdes da Zona Sul: a Praça da Tristeza foi adotada pela Guarida Imóveis há seis meses, e outros portais (que são as áreas situadas no final das ruas que acabam no Guaíba) já têm propostas de adoção tramitando na prefeitura.
– Só nós queremos adotar outros três portais da região – adianta Hassan Akmed. – Depois do Dona Irena, a ideia é que cada um tenha seu próprio estilo: um para a prática de esportes, outro mais de contemplação... Estamos planejando.