Protegida como patrimônio cultural da cidade, a chamada Casa da Estrela, erguida em 1946 onde hoje passa a Rua Camerino, em Petrópolis, deixou de ser uma ocupação. O casal que havia dois anos morava com uma criança no casarão, segundo a prefeitura, aceitou deixar pacificamente o imóvel durante a reintegração de posse na manhã dessa quinta-feira (29).
Nos próximos dias, a Secretaria Municipal da Cultura vai lançar um edital para transformar o espaço em centro cultural – a instituição que oferecer a melhor proposta, envolvendo restauro e manutenção da casa, poderá explorar o local como quiser.
– A casa pode servir de museu, galeria de arte, sede de alguma entidade artística. São inúmeras as ações culturais que podem ocorrer ali – diz a procuradora-chefe da Procuradoria de Patrimônio e Domínio Público, Cristiane Catarina Fagundes de Oliveira.
Em estilo neocolonial, a Casa da Estrela tem 165 metros quadrados e chama atenção pela vasta escadaria que cerca o imóvel. O casarão – que tem uma enorme estrela pintada no piso do jardim – foi repassado ao município em 2009, após um acordo com a proprietária.
Segundo o Executivo, a família que vivia ilegalmente no local está acomodada na casa de parentes.