Com oito metros de altura, uma paineira em deterioração assusta quem circula pela Praça Garibaldi, no limite entre a Azenha e a Cidade Baixa. Um largo buraco na base do tronco denuncia a fragilidade da árvore.
— Sim, há risco de queda — resume o biólogo Flávio Barcelos Oliveira, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. — As necroses começam no meio da copa e se estendem até as raízes, o que compromete a estabilidade.
Moradora das redondezas, a secretária Andréa Silveira, 54 anos, foi quem alertou a coluna. Sua preocupação maior é com a recorrente aglomeração de pessoas nos finais de semana:
— Toda hora tem feiras e food trucks ali. É um perigo, a árvore está oca.
Procurada, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos acionou técnicos para vistoriar a paineira na tarde desta terça-feira (23). "Foi constatada a necessidade da supressão desta e de outra árvore próxima", diz a nota da pasta, que promete o serviço para a próxima semana.
A secretaria ainda pede que qualquer pessoa, ao deparar com situações como essa, acione sempre o 156 para que os órgãos responsáveis tomem conhecimento.
Leia a íntegra da nota:
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa, que após vistoria realizada pelas Equipes de Espaços Verdes, foi constatada a necessidade da supressão desta e de outra árvore próxima, no mesmo local. Outros 3 vegetais também serão retirados do espaço, em virtude de inadequação de local, ao lado do playground.
Demais serviços de podas, retirada de galhos secos, levantamento de copa e equilíbrio de árvores, serão realizados. As intervenções estão programadas para execução na próxima semana.
Destacamos ainda, que não haviam protocolos abertos junto a Prefeitura para este caso.
Aproveitamos a oportunidade para solicitar aos cidadãos que não deixem de fazer o registro das demandas através do Sistema Fala Porto Alegre 156, facilitando e possibilitando que os setores tomem conhecimentos dos serviços a serem vistoriados e posteriormente realizados.