Sem atores profissionais e com apenas um palco. Assim será a tradicional encenação da Via Sacra deste ano, que ocorrerá na próxima sexta-feira (30), no Morro da Cruz, sem o apoio financeiro da prefeitura. Segundo Camilo de Lélis, diretor artístico do espetáculo há 24 anos, a solução encontrada para não cancelar a procissão em 2018 foi cortar as principais cenas e preencher o elenco com artistas amadores.
– Não vamos ter algumas partes, como a Santa Ceia, o beijo da traição de Pedro, o julgamento. Vamos começar com a caminhada dele com a cruz, com pessoas da comunidade vestidas de soldados romanos, para este trajeto ter um certo visual de Jerusalém antiga –explica Lélis.
A única estrutura fornecida pelo município será o último palco, que conta com uma espécie de elevador, já no alto do morro.
– Eu cheguei no (Luciano, secretário municipal da Cultura) Alabarse e pedi para que ele me garantisse ao menos o palco lá de cima, onde ficam as cruzes. Ele é essencial para que a última cena seja feita de forma bonita e plástica, com Jesus subindo aos céus – conta.
Lélis justifica que a motivação para prosseguir com o trabalho mesmo sem os recursos necessários veio da importância que a Via Sacra tem para Porto Alegre, especialmente para os moradores do Morro da Cruz, que acabam sendo os mais impactados pelo evento.
– O espetáculo influencia muito aquele bairro. A realização é muito importante para estas pessoas, até para ter uma expectativa de vida mais interessante, de ser mais visto, reconhecido.
SERVIÇO
A Paixão de Cristo
Sexta-feira Santa (30) - Início às 15h
Local: Morro da Cruz, bairro Partenon
Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março – Santuário São José de Murialdo.
Programação
15h - Mensagem da Paixão - Santuário São José de Murialdo
15h30 - Bênção da Macela
16h30 - Procissão - início da caminhada pela rua Santo Alfredo
18h - Crucificação/ressurreição - Alto do Morro
Trajeto - A procissão parte da rua Vidal de Negreiros, esquina com 1º de Março, segue pela 1º de Março até a rua Santo Alfredo, vira à direita, seguindo pela rua Santo Alfredo até o topo do morro.
Trânsito - No dia do evento, a rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (primeira quadra a partir da avenida Bento Gonçalves). A linha 344 - Santa Maria - circula, a partir das 7h, no sentido Centro/bairro pela rua Martins de Lima e, no sentido bairro-Centro, pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da rua 1º de Março para cima.
Segurança - Além da Brigada Militar, há segurança particular que vigia os equipamentos (palcos e camarins) e faz o cordão de isolamento das cenas de rua.
Transporte - Ônibus Santa Maria - Linha 344 - ponto final Centro, na avenida Salgado Filho, 122.
Outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves - descer na Estação Cristiano Fischer. Mais opções de transporte para a região: T-9 - ponto final na rua Albion, em frente à Carris. T-2, T-4 e T-11 passam pela confluência da avenida Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França.