Porto Alegre deve receber, nas próximas semanas, o primeiro parklet depois de o prefeito Nelson Marchezan assinar o decreto que regulamenta as estruturas nas ruas da Capital. O restaurante Poke's (Hilário Ribeiro, 292) foi o primeiro estabelecimento a conseguir autorização do Executivo para iniciar a construção.
Os parklets são estruturas semelhantes a decks, geralmente de madeira, instaladas sobre vias públicas e capazes de receber mesas e cadeiras. Os custos de montagem ficam por conta da iniciativa privada, mas qualquer pessoa pode utilizar os parklets.
A previsão é que a instalação comece após o dia 26, aniversário de porto Alegre, quando Marchezan assinará o Termo de Permissão do Uso da Área (TPU). No dia seguinte, a EPTC deve isolar a área, e as obras, previstas para durarem pelo menos cinco dias, devem ter início.
De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto, Clemara Motta, o parklet do Poke's medirá 2mx10m, equivalente a duas vagas de estacionamento, e comportará cerca de 40 pessoas sentadas.
Rafael Otto, um dos proprietários do restaurante, diz que a empresa investiu cerca de R$ 30 mil no projeto.
— A estrutura inclui a parte elétrica, grelhas para o escoamento de água em caso de chuva, bancos e tomadas que decidimos instalar para o pessoal que quiser carregar celular ou notebook — conta.
Ainda que os utilizadores do projeto não sejam obrigados a consumir no estabelecimento responsável pela construção do Parklet, Otto garante que a ação ajuda a atrair mais clientes:
— A gente pensa muito em ofertar para a cidade, em especial para o bairro onde a gente está, um ambiente mais agradável. E, claro, é na frente da minha loja, incentivando a venda dos meus produtos.