Revitalizada por um grupo de moradores, a histórica escadaria que liga a Rua João Manoel à Fernando Machado vem se firmando como novo ponto de ocupação no Centro Histórico. Desde o início do ano, já houve oito eventos abertos à comunidade – oficinas, exposições de arte, cinema a céu aberto e roda de samba (foto acima). Sem falar nos mutirões para pintar os degraus e limpar o terreno que virou horta.
No próximo dia 28, um sábado, a partir do meio-dia, haverá uma intervenção urbana com pessoas trocando mudas de plantas por mensagens positivas em papéis coloridos. Além disso, uma banca para troca e doação de livros será montada na escadaria. A iniciativa é de três estudantes de Turismo do IPA.
No mesmo dia, a partir das 15h, membros da Associação das Hortas Coletivas do Centro Histórico vão ensinar como fazer uma "espiral de ervas", modalidade de horta que permite o cultivo de várias espécies em um espaço restrito. Presidente da associação, Carmen Fonseca diz que colaborações como tintas ou ferramentas para mexer na horta (tesoura de poda, pá, enxada etc) são bem-vindas.