Um grupo de moradores do Centro Histórico fez um mutirão no sábado para limpar um terreno abandonado que dará lugar a uma galeria a céu aberto, que terá estufa e sementeira para plantas. O local fica ao lado da escadaria que liga as ruas Fernando Machado e João Manoel, que também passa por processo de revitalização. O projeto surgiu através de uma ideia da jornalista e publicitária Carmen Fonseca, que postou em um grupo do Facebook a vontade de instalar no bairro uma horta onde toda a comunidade pudesse ter acesso.
Leia mais:
Moradores do Centro Histórico se mobilizam para revitalizar escadaria
Moradora transforma escadaria abandonada em Porto Alegre
Verdes, altos e inseguros: como são os morros de Porto Alegre
Por meio da postagem, mais pessoas se interessaram e, juntos, eles formaram a Associação das Hortas Coletivas do Centro Histórico (AHCCH). Fizeram então, uma parceria com os proprietários do terreno, onde além de instalar a horta, o grupo tem o projeto de oferecer oficinas e realizar atividades culturais.
– Achamos legal as pessoas poderem ter um lugar para sentar e tomar chimarrão, ter uma horta onde podem recolher temperos, crianças poderem brincar e proporcionar às pessoas um contato com a natureza – afirma Carmen.
A associação solicitou ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ajuda com a faxina do local. Na manhã de sábado, funcionários do departamento limparam a escadaria. Durante o mutirão, o diretor do DMLU, Álvaro de Azevedo, esteve no local. Ele se comprometeu a recolher os entulhos que precisam ser retirados do terreno onde será construída a horta.
Antes do começo da revitalização, a escadaria estava abandonada e abrigava usuários de crack em meio a sujeira e pichações. A ideia dos organizadores do projeto é limpar, pintar, grafitar e iluminar o espaço.
– Acredito que com a revitalização desse lugar e com a construção da horta comunitária, o comércio local também será incentivado – explica a artista plástica Ana Paula Monjeló Barcellos.
Em meio ao mutirão, a vizinha Paula Vargas, que não conhecia o projeto, chegou para perguntar o que estava acontecendo. Quando soube da ideia, se interessou também:
– Acho ótima essa iniciativa. Eu sempre via esse lugar abandonado, achava até meio perigoso. É muito legal ver um projeto assim, que vai estar aberto para todo mundo. Acho que Porto Alegre precisava de mais lugares como esse – conta a estudante que mora ao prédio ao lado.
O próximo mutirão deve ocorrer no começo de maio. Não há previsão de quando a escadaria estará revitalizada e a horta comunitária em funcionamento. As reformas estão sendo feitas pela associação e voluntários e todo material necessário vem de doações.