Depois de mobilizar vizinhos para transformar uma escadaria abandonada em um dos recantos mais encantadores da Capital, a psicóloga Cláudia Coelho, 46 anos, inaugura neste sábado a cereja do bolo: um palco em formato de violão construído ao pé da escada.
Assim como os 88 degraus, o pequeno palanque da Rua Professor Antônio Peyrouton Louzada, no bairro Jardim Carvalho, na Zona Leste, atrai olhares pela beleza dos ladrilhos. A ideia é que o palco receba shows e eventos culturais que no sábado já começam a acontecer. A partir das 15h, o evento terá apresentações do Híbridus Instituto de Dança, do grupo vocal Da Boca Pra Fora e das bandas de rock A Base e De Dois Um Só.
– Mas o espaço estará aberto para quem quiser. Eu também vou apresentar duas músicas minhas – adianta Cláudia, que aguarda um público superior ao da inauguração da escadaria, em dezembro passado, quando 200 pessoas se reuniram lá.
Será um evento comunitário, como foi o trabalho de revitalização da área: moradoras do bairro farão doces e salgados, enquanto um morador vai produzir cerveja artesanal.
Toda a obra foi bancada por vizinhos a partir de campanhas capitaneadas por Cláudia – ela teve a ideia da restauração em 2015, quando concluía um curso de mosaico. Para decorar os degraus, ela e um grupo de amigas passaram um ano e meio montando as placas de ladrilhos. A coluna divulgou a iniciativa no final de março e, desde lá, Cláudia tem recebido mensagens de comunidades até de fora do Estado.
– Aqui perto, na Antônio de Carvalho, os moradores estão revitalizando outra escada, inspirados na gente – diz ela, que neste sábado vai merecer todos os aplausos.