Um dos compromissos mais marcantes que Marchezan assumiu durante a campanha era estender o atendimento de oito postos de saúde até as 22h. Um quarto da promessa será cumprida neste ano. Ainda em março, o prefeito anunciará quais serão os dois postos com horários espichados. Devem começar a funcionar já no primeiro semestre.
– Não garantimos para 2017 as outras seis unidades. Estamos estudando a alocação de recursos para isso – diz o secretário da Saúde, Erno Harzheim.
Mais de Paulo Germano sobre Porto Alegre:
VÍDEO: conheça Wall, a borracheira da zona sul de Porto Alegre
Marchezan estuda enviar à Câmara projetos para rever benefícios na passagem
"Eu sentava e fica só o admirando", diz vendedor que teve carrinho furtado
Sobre a polêmica do feriadão passado, quando todos os postos de saúde fecharam as portas por quatro dias, o secretário Erno Harzheim diz que as folgas prolongadas deverão se repetir. Um levantamento da Secretaria da Saúde mostra que mesmo as unidades de pronto-atendimento, que permanecem sempre abertas (é o caso do HPS e das emergências de hospitais), tiveram procura considerada abaixo do normal durante o Carnaval. De 1,7 mil, os atendimentos caíram para 1,1 mil por dia.
Por defender "o uso racional e responsável dos recursos", Erno não vê sentido em manter os postos abertos. Ele ressalta que há muitos anos os postos de saúde fecham nos feriadões.