Após visitar mais de 300 negócios de alimentação na Europa e nos Estados Unidos, o empresário gaúcho Tobias Chanan trouxe para Porto Alegre um restaurante com a proposta de hiperlocalismo – consumo de alimentos o mais próximo possível de onde são produzidos. Inaugurada há quatro meses no bairro Moinhos de Vento, a Urban Farmcy reúne em um mesmo local produção e entrega final – pelo menos de uma pequena parte dos pratos servidos no local, a maioria à base de vegetais não processados e preparados crus.
– Queremos disseminar a ideia de pensar e consumir alimentos mais próximos, frescos, nutritivos e com menos impacto logístico – explica Chanan, que trouxe para o ramo alimentício a expertise de empreendedor como fundador da rede de cosméticos Empório Body Store, vendida para o grupo francês L’Oréal em 2013.
Em pequenas estufas hidropônicas instaladas no próprio restaurante, são cultivados produtos como couve-crespa, rúcula, beterraba e grama de trigo. Para aumentar a escala de produção hiperlocal, a Urban Farmcy pretende estimular uma rede de micro fazendeiros urbanos – que poderão produzir os alimentos, em estufas cedidas pela empresa, num raio de 1,5 quilômetro do restaurante.
– Qualquer pessoa que tiver espaço em casa para uma estufa poderá se engajar no modelo de produção – detalha Chanan.
Por enquanto, entre os pratos servidos no local, cerca de 50% são com ingredientes produzidos em um raio de 200 a 250 quilômetros. O restante dos produtos, por falta de fornecedor local, ainda precisa percorrer distâncias maiores.